quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Uma prenda de Natal ou gravura de moda do séc. XIX por Jules David

 
Bem sei que hoje deveria ter publicado qualquer post alusivo ao Natal, com uma imagem de uma Anunciação, um Anjo, um menino Jesus ou qualquer coisa assim, mas como já expliquei muitas vezes tenho um certo horror a escrever sobre quadras festivas e dias comemorativos. Recordo-me sempre das malditas redacções da instrução primária, das reguadas, das estaladas, dos puxões de orelha e dos insultos do meu professor e sobretudo do medo. Claro que é importante lembrar dias como o da Restauração, no primeiro de Dezembro, que restabeleceu a independência e nos livrou do problema que a pobre Catalunha atravessa agora. Embora não seja crente, também simpatizo com as comemorações do Natal, que relembram o nascimento de um homem muito especial e a sua mensagem de paz e tolerância, com a qual me identifico.

Enfim, deixo aos outros o trabalho de escreverem sobre as festividades natalícias e hoje queria-vos falar da prenda que vou oferecer a minha filha Carminho nesta quadra. Trata-se de mais uma gravura francesa de moda, publicada em meados do século XIX, que se irá juntar a outras tantas do mesmo tema e da mesma época, afixadas na parede do seu quarto e todas elas oferecidas por mim.
 
Estampa igual à minha da colecção do Rijksmuseum
Após ter comprado esta estampa na Feira de Estremoz, digitalizei-a e resolvi fazer alguma investigação no Google sobre ela e em menos de um minuto encontrei uma exactamente igual no site de um dos melhores museus do mundo, o Rijksmuseum, cuja gigantesca colecção de gravura está quase inteiramente digitalizada.
 
A estampa do o Rijksmuseum foi publicada no Le Moniteur de la Mode
 
 
No catálogo daquele museu holandês descobri que esta estampa foi publicada originalmente na revista Le Moniteur de la Mode, em 1852, com a autoria de Jules David. Publicada entre 1843-1913, conforme dados do Catálogo da Biblioteca Nacional de França, Le Moniteur de la Mode teve uma enorme popularidade numa época em que as pessoas civilizadas de todo o mundo eram francófilas e conheceu edições em francês, inglês e espanhol. Porém, a legenda da minha estampa, era diferente da do Rijksmuseum e o título indicava que tinha sido editada pela revista Modes françaises. Fiquei um bocadinho confuso, já que todos os pormenores eram iguais, o autor do desenho, Jules David, o editor, o Monsieur Gervais e até o nº, o 332.
 
Na minha estampa, em lugar do Le Moniteur de la Mode surge o título Modes françaises
 
Resolvi então seguir outra pista, o nome do autor do desenho, Jules David. Na Wikipedia inglesa, encontrei uma entrada para este senhor, que nos explica que Jules David (1808-1892) foi um dos mais prolixos ilustradores franceses do século XIX. Embora também tenha produzido ilustrações para obras mais sérias de literatura, história e geografia foi como ilustrador de revistas de moda que conseguiu que a sua obra chegasse a todas as casas de gente elegante, a todos os países e em todos os pontos do globo. Jules David começou a produzir figurinos de moda para as revistas especializadas a partir de 1839 e durante cinquenta anos concebeu os desenhos de todas as estampas do Le Moniteur de la Mode. Calcula-se em cerca de 2.600 o número de gravuras de moda de Jules David publicadas pelo Le Moniteur de la Mode e que foram depois republicadas em outras revistas de moda em França, Alemanha, Espanha e América ou em suplementos femininos de jornais ou revistas de actualidades um pouco por todo o lado.
 
Estampa do Le Moniteur de la Mode em edição inglesa. Colecção do Metropolitan Museum of Art

Este pioneiro ilustração das revistas de moda, foi também o primeiro a introduzir no género cenários e paisagens atrás dos figurinos.
 
 
 
Em suma esta minha estampa de moda, foi concebida por um dos mais activos ilustradores franceses do século XIX, Jules David e publicada em 1852, numa revista feminina ou num suplemento feminino de qualquer de jornal ou revista de actualidades, que replicavam regularmente as ilustrações do Le Moniteur de la Mode.
 
 

Alguns links consultados:
https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_David
https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-2009-3325
http://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb344440519
https://metmuseum.org/art/collection/search/398875

13 comentários:

  1. Bom dia, Luís!
    Também aprecio muito estas estampas de figurinos antigos e até tenho uma em destaque no meu quarto! Foi uma bonita prenda para a sua filha Carminho, para aumentar um conjunto que deve fazer um belo efeito na parede! E foi um bom certificado de qualidade ter encontrado uma igual no Rijksmuseum, nem sabia que lá tinham uma boa coleção destas peças...
    Já está a passar a época natalícia, mas vou a tempo de lhe desejar um excelente 2018, votos que estendo através deste seu espaço ao nosso amigo Manel, dele frequentador e comentador assíduo.
    Abraços aos meus dois amigos distantes, mas sempre queridos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      Muito obrigado por se ter lembrado de vir aqui desejar as boas festas. Na Feira de Estremoz, recordo-me muitas vezes de si quando vejo chávenas inglesas de lustrina e todas a um óptimo preço. Penso sempre com os meus botões, "A Maria Andrade não deixaria escapar esta".

      O Rijksmuseum tem uma colecção de gravura fabulosa e quase toda ela está on-line. Creio que a principal razão é porque a gravura foi sempre fonte de inspiração para a pintura. No entanto, também não pensei que catalogassem destas gravuras de moda, mas de facto o Rijksmuseum é um museu estupendo, que presta um bom serviço a comunidade colocando todas as colecções on-line.

      Bjos e boom ano para si e o seu marido

      Eliminar
  2. Luís! Que linda esta estampa, já tinha entrado aqui, mas não comentei. Ela é mais um achado glorioso que vc faz nas suas andanças por aí e guiado pelo seu bom gosto.
    Espero que a sua filha tenha gostado do presente e copiado o modelo para usar no Ano Novo!
    Aliás, aproveito para te desejar um ótimo novo ano e para o Velharias também.
    Abraços brasileiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      Muito obrigado pelos seus votos de um bom ano, que retribuo. A gravura é muito bonita e consegui um bom resultado ao alterar-lhe o passe-partout de papel por um tecido de damasco azul. Aos poucos a minha filha vai educando o gosto e a apreciar antiguidades.

      Um grande abraço

      Eliminar
  3. A estampa é bonita e estou certo que a Maria do Carmo deve ter gostado. Já lhe ofereceste algumas e ela parece ter-lhes apreço.
    Ainda bem que vais fazendo estas ofertas pois são coisas que ficam como memória e isso é sempre de incentivar e manter.
    Um bom ano para a Maria Andrade e família e agradeço-lhe imenso os votos que enviou.
    É sempre alguém que nos está próxima ainda que longe da vista, pois até parece que existe uma comunicação não escrita entre nós.
    Para ti também, claro, mas isso é algo que desejei em pessoa, claro.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Gosto muito de dar prendas e procuro sempre coisas mais originais que presumo irem de encontro ao gosto das pessoas que as recebem. Neste caso, uma colecção destas gravuras de moda fica muito bem no quarto de uma adolescente, que descobriu há pouco tempo o prazer de estar na moda e de se enfeitar.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Caro Luís
    Sei que atrasada, mas ainda a tempo de lhe desejar um excelente ano de 2018, votos que torno extensivos ao Manel e esperando que ambos tenham tido umas festas felizes.
    Gosto muito destas estampas relacionadas com moda. Para além de muito decorativas são magníficos exemplares do trabalho de exímios artistas. Achei muito interessante a questão da introdução dos cenários neste tipo de trabalho.São pormenores destes que nos fazem olhar com mais atenção e questionar como seria o inicio de todo este processo do mundo da moda.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula

      Muito obrigado pelos seus votos de boas festas. Também lhe desejo um bom ano novo.

      Quando se compra uma velharia, há sempre o prazer da descoberta. Neste caso, descobri um pouco sobre este mundo dos ilustradores das revistas de moda do século XIX, que nunca me tinha chamado à atenção e foi espantoso perceber a quantidade de trabalho deste Jules David.

      Bjos

      Eliminar
    2. Quero também agradecer-lhe os votos e retribuir-lhe a simpatia. A todos nos serve um ano bom, e, se possível, melhor do que o que passou.
      Manel

      Eliminar
  5. Caro Luis

    Um bom ano novo ....com muitas descobertas, feitas de acaso e encontros com o passado.
    É sempre com grande curiosidade que aqui procuro artigos trabalhados a partir de simples objectos surdos para tanta gente que corre num mundo louco que não consegue parar, para olhar, pensar e sentir a essência da vida, a oportunidade única..a contemplação, a partilha sem troca necessária...
    abraço e bons trabalhos
    Vitor Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vítor.

      Muito obrigado pelos votos de um bom ano, que retribuo.

      Gostei do seu comentário. É realmente isso de que se trata muitas vezes neste blog, fazer falar simples folhas de papel, que parecem à primeira vista, meramente decorativas.

      Um grande abraço

      Eliminar
  6. Que belíssimo presente para a sua filha. Eu particularmente apreciei muito, principalmente, a pesquisa que envolve.
    O link do Rijksmuseum é espetacular, aqui também não se percebe o tempo passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rijksmuseum é um dos grandes museus do mundo conhecido sobretudo pelas pinturas que ali se guardam. Mas, a colecção de gravura é também belíssima e está quase toda ela digitalizada. Com efeito, como muitas vezes, a pintura se inspira na gravura, os conservadores do museu sentiram necessidade de estudar, inventariar e digitalizar a colecção de gravura para poderem estudar convenientemente a pintura.

      Bjos

      Eliminar