quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Leiteira da Vista Alegre

Esta leiteira estava no chão de um estaminé na Feira-da-ladra a chamar-me insistentemente e só sei que quando dei por mim, já estava com ela em casa, a tentar arranjar-lhe espaço no meu louceiro pequeno, no meu minúsculo T1, a maldizer a minha falta de bom senso e a recordar-me da frase daquele coleccionador francês “há sempre lugar numa casa para uma boa peça comprada a um bom preço”. Claro, a casa dele não tinha 10 cm de parede ou de chão livres de quadros, quadrinhos, estatuetas, camas, cadeiras, tambores e cómodas.

Mas, enfim, tenho uma paixão por estas grinaldas de flores que a Vista Alegre fabricou durante a segunda metade do século XIX. São tão delicadas e simples, aliás este período de laboração da fábrica foi particularmente feliz

No catálogo da Exposição Vista Alegre: porcelana portuguesa: testemunho da história. - Lisboa: Estar Editora, 1998, aparece reproduzida uma Leiteira com formato praticamente idêntico, diferindo da minha peça apenas na asa

1 comentário:

  1. Pois, ela é tão bonita que, se não tivesses sido tu a comprar teria sido eu, assim o caso resolveu-se pelo melhor das duas opções!
    Manel

    ResponderEliminar